Wednesday, 25 February 2015

Obra Análoga - Guilherme de Almeida



Arquitetura mínima

Casa Keret - A casa mais estreita do mundo.

Jakub Szczesny




Idealizada pelo arquiteto polonês Jakub Szczesny, a residência foi erguida em um vão entre dois edifícios da cidade que antes era ocupado por lixo, entulho, móveis velhos e outros tipos de bagulhos que a população local não desejava mais.
A casa foi feita em uma estrutura metálica e depois transportada e encaixada no novo endereço."Eu entrava nesse vão e pensava: isso deveria ser preenchido com vida", afirmou o arquiteto ao Wall Street Journal.

No primeiro andar, há uma mesa de jantar com espaço para duas pessoas e uma terceira pode até se instalar no corredor. Ao lado, bem apertada, fica a cozinha, com um fogão de duas bocas, uma pia e um armário. Nos fundos, fica o banheiro, com chuveiro e vaso sanitário.
No segundo andar, fica o quarto de casal. É preciso um certo esforço e cuidado para chegar lá em cima, onde tem uma bancada – que podemos chamar de miniescritório – e, no fundo, a cama. Há espaço para duas pessoas ficarem bem juntinhas, sem poder se espreguiçar de manhã.
No seu ponto mais amplo, a casa tem apenas 1,2m de largura. No ponto mais fino, são apenas 72cm. E mesmo assim, ela parece ser uma casa bonita e totalmente funcional.



No comments:

Post a Comment