Wednesday, 25 February 2015

Sabrina Reis de Sá - Showa-cho House.

         A “Showa-cho House” fica em Osaka, no Japão e fica em um lote de 18mx4m. O arquiteto Fujiwara Muro utilizou o espaço disponível construindo verticalmente e dividindo a casa ao meio através da escada central, que age tanto como um espaço de transição como delimita o espaço público e privado da casa sem ter nenhuma parede. 
            Muita luz natural banha a residência,  e o espaço interior modernista adiciona um sentimento de tranquilidade num espaço de 3 metros de largura. Implantada em um terreno apertado num bairro de Osaka, a casa tira todo proveito desse lote limitado. 
         A fachada frontal é toda de vidro para maximizar a entrada da luz, mas a casa é recuada no terreno para dar privacidade e controle térmico no verão. A sala de estar tem janelas que vão desde o primeiro piso até o segundo andar, o que faz parecer que essa área limitada seja muito mais generosa. A peça principal do imóvel é uma elegante escada central.
        O programa vertical da casa faz com que o público e o privado sejam muito bem dosados, enquanto providencia muita luz natural para seu interior.Rasgos na teto fazem com que a iluminação zenital seja a principal fonte de luz nessa residência, até mesmo nos andares mais baixos.
             A cozinha e a sala de jantar estão integradas, reforçadas pelos acabamentos contrastantes. A vista da cozinha através da residência, deixa o local separado mas ao mesmo tempo fazendo parte dos espaços de convivência.
            Um quarto simples encontra-se na base da casa, com um ar mais tranquilo, longe da parte de convivência de toda a casa. No banheiro o espelho toma todo o pé direto, aumentando o visual e a funcionalidade. Como resultado a pia e o balcão parecem pairar no meio da parede.
















No comments:

Post a Comment